AgendaDistrito de Setúbal

‘Microplásticos na água, fundo e peixes do Mar da Arrábida’ em palestra digital

A iniciativa ‘Microplásticos na água, fundo e peixes do Mar da Arrábida’, organizada pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, dá a conhecer os resultados de um projeto de investigação desenvolvido por Diana Rodrigues, no âmbito do curso de doutoramento, financiado pela National Geographic.

A palestra em formato digital irá abordar a problemática da poluição marinha por microplásticos ao largo da Arrábida, dirigida pela investigadora Diana Rodrigues no dia 10 de Fevereiro, a partir das 15h00.

A bióloga-marinha apresenta nesta sessão o resultado do estudo dos microplásticos presentes nas águas de superfície e de fundo, através de amostras recolhidas em vários locais, e nos peixes capturados neste mar.

O mar da Arrábida, além de ser conhecido pelas águas calmas, o encanto das praias e a riqueza da biodiversidade que nele habita, é fonte de subsistência e aproveitado para a realização de várias atividades socioeconómicas, o que lhe confere uma elevada vulnerabilidade à poluição por microplásticos.

O objetivo da investigação conduzida por Diana Rodrigues consiste em perceber quão exposto está o mar ao largo da Arrábida a estes pequenos plásticos, divulgar o diagnóstico realizado e sugerir medidas preventivas.

A palestra, a decorrer numa sessão online através da plataforma zoom, é de participação gratuita, com inscrição obrigatória pelo preenchimento de um formulário.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *