País

‘Meu querido mês de Agosto’ vai ser tórrido

A desmentir o dito popular de que ‘primeiro de Agosto, primeiro de Inverno’, o mês que agora entra, tradicionalmente de férias para milhares de pessoas, vai fazer jus a um dos Verões mais quentes de que há memória em Portugal, depois de o mês de Julho ter sido o mais quente desde que há registos.

A previsão é do site de meteorologia ‘Luso Meteo’ e aponta para um mês com temperaturas sempre entre os 20.ºC e os 28.º, «o que se traduz no interior em temperaturas pontualmente até 45.ºC, com alguns locais dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Alentejo a poderem rondar durante todo o mês as temperaturas entre os 35.ºC a 45.ºC graus, e nunca baixar muito dos 35.ºC» refere o Luso Meteo, quando «em Agosto, o normal no litoral ronda os 25.ºC, e no Interior os 35.ºC.»

A previsão para o litoral é de tempo «mais ameno durante boa parte do tempo, mas com dias pontuais a serem excecionalmente quentes também, especialmente com a água a aquecer gradualmente e o nevoeiro a começar a desaparecer conforme o mês avança».

Tradicionalmente, em Agosto troveja, mas talvez nem isso venha a acontecer este ano, não permitindo um alívio à situação de seca extrema, e aumentando ainda mais o risco de incêndio.

A semana, e o mês, iniciam-se muito quentes no Continente, com o IPMA a lançar um aviso vermelho para os distritos de Viana do Castelo, Vila Real e Bragança, devido ao calor.

Já Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja e Viana do Castelo, Porto, Viseu, Coimbra Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora e Beja, estão sob aviso amarelo, até às 18h00 de terça-feira. Sem avisos estão os distritos de Setúbal, Aveiro, Leiria e Faro.

Na terça-feira a situação tem um ligeiro alívio, mantendo-se o aviso vermelho apenas para Bragança, e o laranja para Vila Real e Guarda.

Apenas na quarta-feira, todo o território de Portugal Continental vai deixar de estar sob avisos do IPMA.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *