País

METEOROLOGIA – População avisada para perigo elevado de incêndios

O mês de Outubro chega esta segunda-feira, mas o calor faz questão de se manter, com temperaturas acima do normal para esta altura do ano, a que se junta a falta de precipitação e ainda a previsão de vento de Leste, levou a Autoridade Nacional da Protecção Civil a lançar hoje um aviso à população para o risco de propagação rápida de incêndios, pelo menos até ao final da próxima semana.

No comunicado, a ANPC informa que «na sequência da informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir deste domingo, 30 de Setembro, e até ao final da próxima semana, assistiremos a continuação de tempo seco e quente, com temperatura em valores acima da média para esta época do ano, intensificação do vento de quadrante leste e agravamento evolutivo do risco de incêndio».

Por esse motivo, o país está sob um alerta especial, com a zona norte do país em estado de alerta especial laranja, e o resto do país em alerta especial amarelo.

A falta de precipitação criou o que a ANPC considera «uma grande disponibilidade do combustível florestal, fruto do período de tempo quente que o país atravessou desde o mês de Agosto».

Também o prazo de proibição para realizar queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos e a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos foi alargado até 15 de Outubro, data até à qual também o Governo decidiu alargar o período crítico de incêndios.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *