País

METEOROLOGIA – Outono chega com temperaturas de Verão

Domingo marca a chegada do Outono, mas por todo o território nacional as temperaturas vão subir e ficar acima dos 30 graus Celsius, podendo chegar aos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera à Lusa.

Perante esta situação, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso amarelo para sábado e domingo os distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa, Évora e Beja devido ao tempo quente.

Segundo o meteorologista «é provável que, à medida que nos aproximamos do fim de semana, o IPMA os estenda a mais distritos. No domingo e na segunda-feira vamos ter novas subidas da temperatura máxima, começando a descer gradualmente apenas a partir de terça-feira.»

De acordo com Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio de Outono ocorre no dia 23 de Setembro às 02h54. Esta estação prolonga-se até ao dia 21 Dezembro às 22h23, dando início ao Inverno.

O risco de incêndio é também elevado em todo o território continental.

Esta não é uma situação nova, uma vez que já em 2017 as temperaturas atingiram os 30.º graus Celsius nos primeiros dias de Outubro, e em 2016, mercê do fenómeno El Nino, as temperaturas alcançaram os níveis mais altos de sempre, com os últimos dias de Outubro a registar mesmo uma onda de calor, tendo o mesmo acontecido em 2014.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *