Atualidade

Meteorologia | Frio mas sem chuva à vista esta semana

Na segunda metade desta semana vai registar-se uma descida acentuada dos valores de temperaturas mínimas, mantendo-se os dias de sol e sem chuva.

Esta situação fica a dever-se a um anticiclone que se irá posicionar a norte da Península e propiciar um fluxo de leste, frio e seco, segundo o site de meteorologia Meteo Trás-os-Montes.

Este anticiclone vai ainda causar nevoeiros, que com as baixas temperaturas pode gelar no nordeste transmontano e Beira Alta.

Segundo o relatório mensal do IPMA, sobre a situação de seca meteorológica em Dezembro, apesar de ter chovido bastante em algumas regiões do continente, as médias para esse mês ficaram aquém do normal.

Esta situação coloca 94% do território de Portugal Continental em situação de seca.

A generalidade das bacias hidrográficas continuam com valores inferiores às médias, com destaque para a bacia do Lima, com apenas 23% da capacidade de armazenamento e o Barlavento com 14.2%, e no que respeita às albufeiras, o Alto Lindoso (Lima) com apenas 20%, Alto Rabagão (Cávado) com 23%, Paradela (Cávado) 30%, Campilhas (Sado) 4%, Monte da Rocha (Sado) 15%, Roxo (Sado) 18% e Bravura (Barlavento) 14%.

O mês de dezembro de 2021 foi o 4º dezembro mais quente desde 1931.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *