Atualidade

Meteorologia | De trovoadas a calor extremo até rajadas de vento e chuva nesta quarta-feira

Que ‘o tempo está louco’ é daquelas frases que todos já ouvimos várias vezes ao longo das nossas vidas, sempre que a meteorologia não se acerta com os dias do calendário.

No entanto, esta quarta-feira, poderá vir a fazer jus a essa frase, segundo as previsões dos sites de meteorologia Luso Meteo e Meteo Trás os Montes, que apontam para uma situação que vai envolver calor extremo, trovoadas intensas e possibilidade de queda de granizo, e ainda rajadas de vento muito fortes.

Na previsão apresentada pelo Luso Meteo «espera-se que o calor intenso se mantenha amanhã, mas, ao mesmo tempo, muita instabilidade, com nuvens logo na madrugada, que podem deixar já aguaceiros e trovoada, no litoral, mas também possíveis de forma esporádica no Interior, e para a tardem, com o aquecimento a evoluírem no Interior.

Conforme as previsões, «o calor será intenso, pode mesmo ser o dia mais quente desta onda de calor em alguns locais amanhã, especialmente no litoral Norte – não admira se o Porto\Braga chegarem acima dos 35 graus, e alguns locais desses distritos fiquem perto dos 40 graus».

Destaque ainda para «risco de rajadas muito fortes, localmente com potencial para estragos – acima de 100km\h, onde ocorrerem as trovoadas no Interior Norte e Centro, queda de granizo \ saraiva até 3\4cm, ou mais, localmente.

Localmente pode chover bastante, com risco de inundações, fenómenos extremamente localizados e ocorrerem trovoadas com intensidade, com possibilidade de criação de focos de incêndio, uma vez que algumas dessas trovoadas podem ser secas, e com o vento forte, pode haver propagação rápida de incêndios, com risco evidente de extremos.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *