País

METEOROLOGIA – Chuva, vento e agitação marítima colocam distrito em alerta Laranja

Após uns dias do que deveria ter sido o Verão de S. Martinho, eis que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um comunicado com informação sobre o agravamento das condições meteorológicas a partir do final da tarde de amanhã (17 Novembro), prolongando-se até à tarde de domingo (18 Novembro).

O IPMA alerta para situações de precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada nas regiões Centro e Sul, em particular nos distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, com o período mais crítico entre as 21h (17nov) e as 09h (18nov), prevendo-se acumulados que poderão atingir 40 mm/12h, colocando o distrito de Setúbal em alerta laranja, com mais nove distritos.

No caso do vento, este irá intensificar do quadrante Leste a partir do final da tarde de sábado (acompanhando o período mais crítico de precipitação), em particular no litoral a sul do cabo Mondego e evoluindo de sudoeste para nordeste durante a manhã de domingo (18nov) na região Centro e Alto Alentejo, o qual será moderado a forte (até 45 km/h), com rajadas que poderão atingir 70 km/h.

Nas terras altas das regiões Centro e Sul a intensidade do vento poderá alcançar 50 km/h, com rajadas até 80 km/h. Não é de excluir a possibilidade de ocorrerem fenómenos extremos de vento na região Sul, em especial no Algarve;

Por sua vez, a agitação marítima fará sentir-se na costa ocidental com ondas oeste/sudoeste entre 5 a 6 m, com períodos até 20- 22 s, podendo ocorrer picos de 10 m de altura máxima, até ao final do dia de domingo, prevendo-se que o período mais crítico ocorra entre as 21h de sábado e as 12h de domingo.

Na costa Sul a agitação marítima será previsivelmente de sudoeste, com ondas até 3,5 metros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *