País

METEOROLOGIA – ‘Beatriz’ coloca território nacional em alerta amarelo

A depressão ‘Beatriz’ que se aproxima do território nacional vinda de Espanha, irá colocar amanhã a maior parte do país em alerta amarelo para precipitação, vento e agitação marítima.

A aproximação desta superfície frontal associada a uma depressão significa que se poderão fazer sentir rajadas até 70 km/h e no caso do distrito de Setúbal, é de esperar chuva fraca a moderada. Neste caso o aviso amarelo será devido à agitação marítima devido à previsão de ondulação com noroeste com 4 a 5 metros, entre as 12h00 do dia 7 de Novembro e as 06h00 do dia 8.

O frio vai notar-se com um arrefecimento devido à injecção de mais ar frio em altura imediatamente após a passagem da superfície frontal, embora as temperaturas máximas se vão manter depois em valores amenos, excepto durante a noite.

Para quinta, dia 8, está prevista uma nova superfície frontal com mais chuva e mais vento que podem vir a durar até ao fim-de-semana, pelo que este ano não se prevê que tenhamos um Verão de S. Martinho.

A depressão foi nomeada pelo serviço meteorológico Espanhol como Beatriz, obedecendo aos critérios mais recentes acordados entre esta entidade, o IPMA e outras. Explica o ‘Meteo Corroios’ que «o facto de as depressões (já desde o ano passado, pelo menos) começarem a ter nomes, pode, de certa forma, dar a entender que estas poderão ter mais intensidade e impacto do que uma depressão que anteriormente era “ignorada” sem qualquer nome. Chamamos a atenção para este facto pois só começaram a ser nomeadas devido a um acordo entre várias entidades na área da meteorologia, a nível europeu, e isto não significa propriamente que sejam mais “importantes” ou intensas.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *