DestaqueSaúde

Metade da população adulta portuguesa tem dois ou mais problemas de saúde

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto apurou que cerca de metade da população adulta portuguesa tem dois ou mais problemas de saúde. Os motivos? A excessiva exposição a ecrãs, má qualidade de sono e o stress.

O risco de ter dois ou mais problemas de saúde, multimorbilidade, aumenta 4% por ano, adianta o Diário de Notícias, estando entre os casos mais frequentes as dores osteoarticulares, hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, asma e cancro.

Foram avaliadas 891 pessoas com mais de 20 anos neste estudo e praticamente metade delas tinha dois ou mais problemas de saúde. Rosália Páscoa, Andreia Teixeira, Hugo Monteiro, Filipe Prazeres e Carlos Martins, autores do estudo, alertam para a necessidade de prevenção das doenças e a procura de melhorar a saúde da população.

“Este é um reconhecido problema fundamental de saúde pública, já que estamos a falar de situações com necessidades de saúde acrescidas, o que acaba por se traduzir num aumento do volume de trabalho ao nível dos serviços de saúde”, comentou Rosália Páscoa.

O estudo também permitiu analisar a influência do tabagismo no risco de multimorbilidade. Os participantes que deixaram de fumar há mais de um ano, apresentaram um aumento de 91% de risco de ter duas ou mais doenças, em comparação aos que nunca fumaram. “Pode estar relacionada com o facto de que a maioria dos fumadores tenha deixado o tabaco só depois de ter sido diagnosticada com algum problema de saúde”, apontaram os autores.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *