Atualidade

Mergulhadores da Marinha em exercício internacional contra ameaças terroristas

O Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.° 1, da Marinha Portuguesa está a participar no exercício internacional MAGRE 2020 que decorre até sexta-feira, em Cartagena, Espanha, um exercício anual de organização bilateral entre a ‘Armada Española – Unidad de Buceadores M.C.M.’ e a ‘US Navy – EODMU 8’, contando com a habitual participação da Marinha Portuguesa.

O principal objetivo, do exercício, é treinar e promover a interoperabilidade das equipas de inativação de engenhos explosivos (Explosive Ordnance Disposal – EOD) convencionais e improvisados em operações combinadas entre marinhas aliadas.

Este exercício conta também com a participação de equipas cinotécnicas, especializadas na deteção de engenhos explosivos em ambiente terrestre e com equipas da polícia militar para proteção das equipas EOD.

O exercício desenvolve-se em três cenários distintos, em ambiente marítimo, portuário e terrestre, sendo o treino focado em operações no âmbito da proteção de força, contra a ameaça de minas e engenhos explosivos improvisados, num contexto de apoio a forças navais expedicionárias.

No decorrer do exercício tem sido possível observar que o treino nacional tem seguido a mesma linha orientadora das marinhas aliadas, onde é dada cada vez maior importância à ameaça de engenhos explosivos improvisados, em zonas portuárias.

O Destacamento de Mergulhadores Sapadores​ nº 1 é a unidade da Marinha responsável pela inativação de engenhos explosivos convencionais e improvisados, reconhecimento avançado de costa e operações de sabotagem submarina, em território nacional e em operações expedicionárias da Marinha Portuguesa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *