Atualidade

Mergulhadores da Marinha em Espanha treinam operações contra ameaças terroristas

O Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.°1 (DMS1), da Marinha Portuguesa, terminou na sexta-feira a participação no exercício internacional FERROL-21 em Espanha, dedicado à inativação de engenhos explosivos.

O exercício FERROL-21, que teve início dia 27 de setembro, foi realizado pela primeira vez pela Unidad de Buceadores M.C.M. da Armada Española, fazendo parte do programa de cooperação bilateral entre Portugal e Espanha.

O principal objetivo, do exercício, é adestrar e promover a interoperabilidade das equipas de inativação de engenhos explosivos (Explosive Ordnance Disposal – EOD) convencionais e improvisados em operações combinadas entre Marinhas aliadas.

O exercício desenvolveu-se em ambiente marítimo, portuário e terrestre, sendo o treino focado em operações contra a ameaça de minas e engenhos explosivos improvisados, num contexto de apoio a forças navais expedicionárias, com foco na utilização de meios remotos e armamento de precisão.

No decorrer do exercício foi sido possível observar que o treino nacional segue a mesma linha orientadora das Marinhas Aliadas, dando-se cada vez maior importância à ameaça de engenhos explosivos improvisados, em zonas portuárias.

O DMS1 é a unidade da Marinha responsável pela inativação de engenhos explosivos convencionais e improvisados, reconhecimento especial de costa e operações de sabotagem submarina, em território nacional e em operações expedicionárias da Marinha.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *