Distrito de Setúbal

Memória de Júlio Adrião celebrada no aniversário do GD ‘Os Amarelos’

O Grupo Desportivo ‘Os Amarelos’ (GDA) comemorou o seu 64.º aniversário no passado dia 29 de fevereiro, numa cerimónia que ficou marcada por uma homenagem a Júlio Adrião, antigo dirigente daquela coletividade, falecido no ano passado.

«O Dr. Júlio não era adepto de formalismos, valorizava sim a camaradagem, a amizade e a dignidade» recordou, com emoção, Nuno Soares, atual presidente da direção do GDA, momentos antes de Gonçalo, filho do ilustre homenageado, descerrar a placa toponímica evocativa do falecido médico e dirigente associativo, sob o olhar atento da viúva, Telma, de amigos, associados do clube, e representantes de diversas coletividades e entidades convidadas.

O arruamento escolhido para prestar tributo a Júlio Adrião localiza-se no Bairro Santos Nicolau, na interseção entre a R. Rodrigo Ferreira da Costa e a Rua Fonte do Lavra, território onde o “médico do povo” viveu e mantinha a sua clínica.

Já na sede do G.D. ‘Os Amarelos’, o presidente da direção, voltou a evocar a memória de Júlio Adrião, homem resiliente, «sócio de mérito do clube» ao qual agradeceu todo o trabalho realizado em prol do clube, do bairro e da cidade.

«Obrigado por tudo o que nos deu e deixou», foi exatamente esta a mensagem gravada numa placa instalada numa das paredes da sala de jogos/bar da sede da associação, igualmente inaugurada na sessão solene.

«O seu desaparecimento constitui uma perda significativa para todos nós» manifestou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) durante a cerimónia, acrescentando que «todos beneficiamos e reconhecemos o seu valioso legado de fraternidade, humanidade e generosidade».

O autarca aproveitou o ensejo para agradecer a ‘Os Amarelos’ por «tudo o que têm feito por esta comunidade, não só no desporto e na cultura, como também na coesão do tecido social. Um trabalho voluntário e benévolo que se traduz na formação dos cidadãos de amanhã», expressou, destacando os diversos apoios financeiros e logísticos que a JFSS tem proporcionado à atividade do clube e reiterando a disponibilidade para dar seguimento a essa colaboração.

Nuno Costa enalteceu também o papel do movimento associativo como «escolas de democracia onde os jovens são eleitos, elegem os seus pares e aprendem a dar contas do seu trabalho, em prol dos outros. Isto tem um efeito pedagógico importante na sociedade mais solidária, fraterna e inclusiva que queremos construir.»

Por seu lado, Nuno Soares sublinhou o crescimento da coletividade ao nível da sustentabilidade, dignidade e credibilidade e solicitou um apoio ainda mais expressivo por parte do poder local, tendo em conta o território onde está inserido o grupo desportivo, «com muitas famílias carenciadas e desestruturadas. Este grupo desportivo é um exemplo e uma referência no concelho porque abrimos as portas a todos os jovens do concelho no âmbito do futebol de formação.»

O vereador da Câmara Municipal, Pedro Pina, acolheu a solicitação de Nuno Soares e mostrou abertura para ampliar o apoio pois ‘Os Amarelos’, «além de ter um trabalho muito importante no futebol de formação, mantém uma atividade eclética», com a secção de Pesca Desportiva de Alto Mar, que angariou títulos nacionais, e o Paintball, com vitórias também a nível nacional e regional.

O momento solene serviu ainda para atribuir emblemas e diplomas aos sócios que completaram 25 e 50 anos de associados, assim como aos associados, pessoas singulares e coletivas com as classificações de mérito, benemérito e louvor.

Fonte: Junta de Freguesia de São Sebastião


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *