Distrito de SetúbalDistritosJustiçaMontijo

Mega operação da GNR em Lisboa, Montijo e Setúbal resulta em 13 detenções

A GNR desencadeou esta manhã uma mega-operação em Lisboa, Montijo e Setúbal, com buscas domiciliárias que resultaram em 13 detenções, pela prática dos crimes de roubo e furto a idosos.

Em comunicado, a GNR indica que desencadeou, através da Secção de Investigação Criminal da Unidade de Intervenção, uma operação para dar cumprimento a 42 mandados de busca, dos quais 26 em residências e em veículos, e 16 mandados de detenção.

«Os suspeitos selecionavam as vítimas, maioritariamente idosos vulneráveis, residentes na zona interior do país, e através de manobras de distração entravam nas suas residências das quais furtavam ouro e dinheiro, recorrendo à violência sempre que estas ofereciam resistência», explica a GNR.

Neste processo, em investigação há cerca de dois anos, a GNR registou mais de 30 vítimas, a quem foram roubados, no total, bens de valor superior a 100 mil euros.

Nestas manobras de distração, segundo a GNR, os agora detidos agiam em grupos de cinco, normalmente um homem e quatro mulheres, e faziam-se passar por empregados/as de limpeza a mando da paróquia local ou por assistentes sociais do centro de saúde para auxiliar os idosos a tomar a medicação e solicitavam papel e caneta para deixar um recado a vizinhos.

Houve ainda casos em que solicitavam um copo de água, alegando que um deles se sentia mal.

«Para não serem detetados, alternavam, com muita frequência, de viaturas de aluguer de curta duração nos seus deslocamentos ao longo de todo o território nacional», acrescenta a GNR.

Os detidos serão presentes na quinta-feira ao Tribunal Judicial de Sintra para 1.º interrogatório e aplicação de medidas de coação.

A operação envolve 275 elementos das Forças de Segurança, entre militares da GNR, nomeadamente da Unidade de Intervenção, da Direção de Investigação Criminal, do Grupo de Intervenção de Ordem Pública e dos Comandos Territoriais de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal, e elementos da Polícia de Segurança Pública.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *