Distrito de LisboaSaúde

Médicos ao domicílio, óculos e próteses dentárias gratuitos para idosos mais carenciados

Carlos Moedas apresentou esta quinta-feira o Plano Saúde Lisboa 65, que ainda terá de ser aprovado em assembleia municipal. A medida, que poderá entre em vigor a 1 de Janeiro do próximo ano, prevê um conjunto de serviços médicos, como teleconsultas, tratamentos, médico ao domicílio, prescrição e entrega gratuita de medicamentos ao domicílio para maiores de 65 anos residentes no município de Lisboa.

Neste plano estão abrangidas 130 mil pessoas. “Aquilo que vamos conseguir para esses lisboetas mais vulneráveis (..) é oferecer-lhes gratuitamente óculos, consultas de optometria, próteses dentárias. Estes serviços não estão cobertos pelo Serviço Nacional de Saúde e vamos cá estar para complementar, para que estas pessoas tenham estas consultas, próteses e os seus óculos em casa”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Para que os maiores de 65 anos tenham acesso a este Plano de Saúde, basta dirigirem-se a uma farmácia. “(…) Inscrevem-se e depois há um número de telefone. As pessoas são atendidas por este número de telefone, falam com um médico e o médico vai ao domicílio ou encaminha a pessoa para o hospital, se for necessário”, explica Carlos Moedas.

O Plano de Saúde Lisboa 65 tem já assinados protocolos com a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a Associação Nacional de Farmácias, a Faculdade de Medicina Dentária, a Segurança Social, os serviços sociais da autarquia e, em breve, a assinatura de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Para avançar, o plano, orçado em 1,5 milhões de euros por ano, terá de ser aprovado em reunião de Câmara na próxima segunda-feira.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *