País

Médica do Centro Hospitalar de Setúbal distinguida no Prémio BIAL de Medicina Clínica 2018

A Dra. Quitéria Rato, médica do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE (CHS) e consultora clínica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP, recebeu uma Menção Honrosa no Prémio BIAL da Medicina Clínica 2018, com a obra “Translational Medicine in Familial Hypercholesterolaemia: from phenotype to genotype”, da qual são coautores: Mafalda Bourbon, PhD; Ana Catarina Alves, PhD; Ana Margarida Medeiros, MSc; Cibelle Mariano PhD; Joana Rita Chora, MSc; Pablo Corral, MD, PhD; Quiteria Rato, MD.

O trabalho descreve o conhecimento atual no diagnóstico e tratamento da hipercolesterolemia familiar, apresentando evidências de que os resultados de investigação básica podem e devem ser integrados na prática clínica. De acordo com os resultados apresentados neste estudo, que tem por base o trabalho desenvolvido no Instituto Ricardo Jorge desde 1999, no âmbito do Estudo Português de Hipercolesterolemia Familiar, a correta determinação da via metabólica afetada, assim como o tipo de defeito genético que a afeta, em indivíduos com hipercolesterolemia grave, permite um melhor aconselhamento e adequação do tratamento, levando a uma melhor adesão à terapêutica e a um melhor prognóstico.

Médica do Serviço de Cardiologia do CHS desde 1991, Quitéria Rato é investigadora do “Estudo Português de Hipercolesterolemia Familiar” desde 1999 e consultora clínica da Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Grupo de Investigação Cardiovascular, do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP, desde 2004, no âmbito de vários projetos na área cardiovascular, desenvolvidos por aquela unidade, de que é coordenadora a Prof. Doutora Mafalda Bourbon.

Fonte: Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *