País

Mau tempo: Protecção Civil regista mais de 500 ocorrências

A Protecção Civil registou 526 ocorrências em Portugal continental relacionadas com a intempérie entre as 16h00 de domingo e as 7h00 desta segunda-feira, sendo que a maioria se verificou no Norte do país.

“Não há ocorrências com gravidade. Têm estado a ser registadas ocorrências sobretudo na região Norte devido à precipitação e vento. Principalmente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro”, disse à Lusa o comandante da Protecção Civil Pedro Araújo.

A maioria das situações dizem respeito a quedas de árvores (202), inundações (116) e limpeza de vias (104), adiantou ainda o comandante, especificando que as 526 ocorrências envolveram 1979 operacionais e 725 veículos.

No que diz respeito a Lisboa, Pedro Araújo referiu que “ainda está calmo”, prevendo-se que o quadro meteorológico se agrave a partir das 21h00, sendo que o período “mais crítico será entre as 00h00 e as 12h00”.

Segundo a página oficial da Protecção Civil, pelas 8h20 estavam activas 28 ocorrências relacionadas com meteorologia adversa, mobilizando um total de 72 operacionais e 85 meios. Das 32 ocorrências activas, cinco eram em Lisboa, cinco em Aveiro, cinco no Porto, quatro em Viana do Castelo, quatro em Coimbra, três em Castelo Branco, duas em Viseu, duas em Évora, duas em Viseu, uma em Braga, uma em Leiria e uma em Faro.

Recorde-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de nove para 14 os distritos sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada.

Assim, os distritos de Évora, Setúbal e Beja vão estar sob aviso laranja entre as 15h00 desta segunda-feira e as 3h00 de terça-feira, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Viseu e Beja até às 12h00 desta segunda-feira, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre entre as 00h00 e as 12h00 de terça-feira e Lisboa entre as 21h00 de hoje e as 9h00 de terça-feira, passando depois a amarelo.

Sob aviso laranja estão também as Regiões montanhosas e a Costa sul da ilha da Madeira devido à previsão de chuva forte, que pode ser acompanhada de trovoada entre as 18h00 desta segunda-feira e as 00h00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 3h00 de quarta-feira.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *