Almada

Mau Tempo afeta o Concelho de Almada

O concelho municipal de Almada, teve ontem 73 ocorrências no concelho devido ao mau tempo que assolou o município, a CMA contou com a ajuda dos Bombeiros Voluntários, Proteção Civil, os SMAS, e os serviços de Higiene Urbana, tal como é indicado pela Câmara de Almada em comunicado na sua página de Facebook.

Uma das cidades mais afetadas pelo mau tempo no município almadense, foi a Costa da Caparica, que vivenciou fortes enxurradas e cheias, mais concretamente na zona da Praça dos Apóstolos, localizada junto às Escola EB1/JI da Costa da Caparica, alagando assim a área que abrange os Bombeiros Voluntários da Costa da Caparica até Santo António da Caparica.

Vários moradores do Concelho Municipal de Almada, viram as suas habitações a serem inundadas devido ao mau tempo. Um morador da Costa da Caparica, declarou ao Diário do Distrito, que não conseguiu dormir para tirar a água de casa e perseverar os seus eletrodomésticos, face à inundação sentida na sua habitação.

Do mesmo modo, na Trafaria, Cova do Vapor e Porto Brandão, vários pescadores viram os seus barcos serem afundados devido às condições meteorológicos que foram sentidas na noite de ontem, 7 de dezembro, que perduraram pela madrugada de hoje, 8 de dezembro, o que obrigou aos pescadores terem que salvar as suas embarcações a partir das suas amarrações, e improvisarem para garantirem a segurança dos barcos devido ao mau tempo previsto para hoje, visto que Almada encontra-se sobre aviso laranja, tal como o IPMA avança.

Inês de Medeiros juntamente com os órgãos da CMA, juntas de freguesia e Proteção Civil, visitaram hoje vários locais que foram afetados, afirmando ainda à Lusa que “houve uma grande enxurrada de água que desceu a encosta até Porto Brandão e que arrastou pedras e carros. Felizmente não houve vítimas, nem nenhuma situação mais dramática. Foi possível retirar os carros durante a noite e madrugada.”.

Ainda em declarações à Lusa, a presidente da Autarquia, referiu ainda que “sabemos que temos zonas inundáveis, estamos já a tomar medidas estruturais, mas isto não é uma coisa que se faça de um dia para o outro”, e que a CMA pretende no futuro “aumentar bacias de retenção, todo esse tipo de obras que estamos a fazer para aumentar a permeabilidade dos solos.”.

Devido às condições meteorológicas a CMA, foi obrigada a cancelar o concerto de abertura do Festival de Natal “Feliz Almada” para garantir a segurança dos seus munícipes, e sublinhou em comunicado nas suas redes sociais que os almadenses devem permanecer nas suas habitações durante a noite de hoje, e a madrugada de amanhã, dia 9 de dezembro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *