BarreiroCovid-19

Máscaras e luvas descartadas junto ao Centro de Saúde de Coina

O Centro de Saúde de Coina (UCSP Barreiro – Pólo Coina) tem funcionado como centro de testes ao covid-19, mas os utentes não parecem respeitar as mais básicas regras de higiene e segurança.

Um leitor enviou ao Diário do Distrito imagens e uma queixa pelo facto de junto a este Centro de Saúde, e também no largo do Mercado, utilizado para estacionamento, sejam repetidamente deitadas para o chão máscaras e luvas.

«Sou morador de Coina há sensivelmente 3 anos e moro mesmo ao lado do Centro de Saúde onde se faz o rastreio do Covid-19. As pessoas vêm cá fazer os ditos exames e chegam de luvas e máscaras mas depois é vê-los a sair do Posto Médico e a deitar as máscaras e luvas para o chão, quando têm à porta do Centro de Saúde um caixote do lixo.

Até ao dia 31 de Maio via-se dezenas de pessoas porque existia no Samouco outro Centro de Saúde que fazia o mesmo rastreio mas desde o dia 1 de Junho, o dito Posto Médico reabriu portas para os utentes irem às consultas normais… ou seja desde ontem o pessoal de ALCOCHETE, S.FRANCISCO, SAMOUCO, MONTIJO, MOITA, PALHAIS, S.ANTONIO, BARREIRO… etc, etc, etc. vêm todos cá parar.

Agora é ver, não dezenas mas CENTENAS de pessoas a vir ao Centro de Saúde de Coina e a sujar as ruas onde residem crianças, novos, velhos e ninguém é chamado à atenção.»

O leitor alertou também a autarquia do Barreiro, a União de freguesias de Coina e Palhais, a GNR de S. António «e continuo a ver máscaras e luvas, no chão… Estamos na cova do lobo…somos o 2° distrito de Portugal com mais infectados.»

Em resposta à interpelação do Diário do Distrito a presidente da União das Freguesias Palhais e Coina, Naciolinda Silvestre, referiu que já teve conhecimento do problema «foram encontradas duas máscaras no chão, perto do Centro de Saúde de Coina.

De imediato fomos ao Centro de Saúde, falamos com o segurança que ali se encontra a fazer serviço, este disse-nos que já tinha sido alertado para essa situação, mas que é muito difícil as pessoas acolherem os seus pedidos.»

Sobre a colocação de mais contentores de lixo na área, Naciolinda Silvestre afirma que não considera «necessário qualquer reforço, uma vez que à porta do Centro de Saúde existe uma papeleira e 40 metros desviado está um molok para receber resíduos indiferenciados».

O Diário do Distrito também contactou a Câmara Municipal do Barreiro sobre o assunto, que entretanto respondeu através do vereador João Pintassilgo, explicando que «tivemos conhecimento desta situação.

Esta é uma questão que nos preocupa, ao nível da saúde pública, apesar do caso relatado não ser relevante (apenas 2 máscaras encontradas no chão) junto à USF de Coina, fruto naturalmente de descuido de alguém entre as dezenas de utentes que diariamente ali se deslocam, foram averiguadas as condições de recolha de tais resíduos, que estão em conformidade com o recomendado.

Será reforçada a sinalização para o risco de tais procedimentos.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *