Covid-19Destaque

Máscara que neutraliza o coronavírus foi criada em Portugal e custa 10 euros

É a primeira máscara têxtil e reutilizável com capacidade de neutralizar o coronavírus e custa apenas 10 euros. A MOxAd-Tech “superou com sucesso os testes realizados pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, tornando-a na primeira máscara com capacidade de inativar o vírus SARS-CoV-2“, informaram os responsáveis pela inovação.

Em nota de imprensa, Pedro Simas, investigador e virologista do instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, explica que “os testes à máscara MOxAdtech revelaram uma inativação eficaz do SARS-CoV-2 mesmo após 50 lavagens, onde se observou uma redução viral de 99% ao fim de uma hora de contacto com o vírus, de acordo com os parâmetros de testes indicados na norma internacional”.

Estas máscaras, que já estão a ser comercializadas por toda a União Europeia contêm um revestimento inovador que consegue neutralizar o vírus, quando este entra em contacto com o tecido.

O projeto foi executado pela fabricante Adalberto, a retalhista do grupo Sonae Fashion (Mo), o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil do Vestuário de Portugal e a Universidade do Minho.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *