coronavírus

Marta Temido admite desarticulação no combate à pandemia, mas nega falta de planeamento

- publicidade -

Marta Temido, ministra da Saúde, em entrevista à RTP admitiu desarticulação no combate à pandemia covid-19.

Questionada sobre a falta de planeamento disse: “Mas como é que não houve planeamento? Desculpe, mas isso é criminoso. É criminoso para quem, diariamente, nos mais variados serviços, faz um esforço enorme para organizar e preparar as coisas. Não somos alemães? Não somos. Não somos ingleses? Não somos. Não somos aqui e não somos as outras coisas. Podia citar um conjunto de planos que todos conhecemos e que nunca saíram, infelizmente, de dentro das páginas e encadernações que os incluem. Aqui, fomos muitas vezes forçados a ir fazendo em tempo real”.

tarot terapêutico

Admitiu no entanto que “é um caminho difícil. Neste momento temos 5600 doentes internados só com Covid no Serviço Nacional de Saúde. Nunca esta realidade foi sequer imaginável como possível no contexto de planos de catástrofe dos hospitais”.

Mas que “a articulação é algo que depende de todo o sistema e o SNS tem dificuldades que existem no dia a dia, independentemente da pandemia, porque é muito pulverizado, tem muitos poderes e assenta em profissionais que foram treinados para terem toda a componente da decisão nas suas mãos, pelo que têm dificuldade em tomar decisões em rede”.

E continuou sobre a não resolução de alguns problemas já detectados: “Por que é que não está ultrapassado? Porque estamos a lidar com uma doença, uma doença altamente transmissível. O que temos de fazer como Estado? O melhor possível. Vou continuar a trabalhar, a transmitir energia aos hospitais, continuar a pugnar para que haja mais camas, mais contratos com outros setores, para que as camas do hospital militar e do setor convencionado sejam escaladas amanhã e para que os hospitais que têm camas tenham enfermeiros”.

Artigos Relacionados

One Comment

  1. Concordo com a Dra. Marta Temido, nós conseguimos superar a 1ª vaga, e a 2ª vaga, e vamos conseguir superar a 3ª, mas todos temos que fazer algo por isso…………………………… e VIVA PORTUGAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui