AtualidadeDistritos

Marktest actualiza App Municípios Online

A aplicação web Municípios Online da Marktest, que permite conhecer os concelhos portugueses e destacar as suas principais forças e desafios, foi actualizada com a inclusão dos dados provisórios dos Censos 2021 (população, habitação, famílias), assim como as novas classes sociais por concelho.

Os dados agora disponibilizados mostram, por exemplo, que Portugal tem agora 10 344 802 habitantes, 39% dos quais residente nos distritos de Lisboa e Porto; que a taxa de natalidade, em 2020, apenas supera a taxa de mortalidade em 16 dos 308 concelhos do país; que a taxa de divórcio foi mais elevada do que a taxa de nupcialidade em 123 concelhos, no mesmo ano.

Outros dados referem que as receitas de cinema, em 2020, sofreram uma enorme quebra, tendo sido um quarto do observado no ano anterior e que o número de hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros em 2020 desceu 62% face a 2019.

Ainda no campo da economia, os dados indicam também que a taxa de cobertura das importações pelas exportações, em 2021, foi positiva em 165 concelhos e que a venda de veículos automóveis, em 2021, subiu face a 2020 mas ainda não atingiu os valores pré-pandemia.

A aplicação Municípios Online tem como objetivo principal analisar as forças e fraquezas de cada concelho, dotando os municípios, empresas e outras instituições da informação mais relevante para conhecer melhor o seu território e o seu enquadramento no todo nacional e dessa forma dotá-los de novas ferramentas para a sua promoção e desenvolvimento.

Disponibiliza os indicadores estatísticos oficiais mais importantes para analisar as principais características de cada concelho (mais de 600 indicadores) e, através de vários modos de visualização, perceber o seu posicionamento no conjunto do país.

Além disso, disponibiliza o Rating Concelhio, um novo conceito desenvolvido pela Marktest, que permite dar uma notação a cada concelho em função de um conjunto de indicadores base, possibilitando assim identificar de imediato as áreas mais fortes de cada região, através dos ratings de Dinamismo Demográfico, Dinamismo Económico e Qualidade de Vida.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *