Economia

Mário Centeno avisa que “recessão é inevitável”

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, alertou esta quarta-feira que “a prolongar-se o cenário de inflação elevada” poderemos ter uma “inevitável recessão”, sublinhando que o contexto macroeconómico actual está “cheio de incertezas”.

“Como sabemos, a inflação começou por ser um fenómeno com origem na oferta, mas que se tem estendido para a procura, embora de forma ainda não generalizada. A subida generalizada, frequente e de grande dimensão dos preços passou a ser a norma e não a excepção”, disse Mário Centeno duranter uma intervenção na Ordem dos Economistas.

“O quadro macroeconómico actual está cheio de incertezas associadas ao prolongamento da invasão atroz da Ucrânia e à dependência energética da Europa, onde a inflação elevada inflige uma pressão desestabilizadora”, disse ainda Centeno.

Recorde-se que a taxa de inflação anual na zona euro voltou a bater recorde em Outubro, chegando aos 10,7% em outubro após 9,9% no mês passado, segundo uma estimativa publicada pelo gabinete estatístico da União Europeia (UE), o Eurostat.

Em Portugal, a inflação em Outubro ficou ligeiramente abaixo da média europeia, com 10,2%.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *