Madeira

Marinha impede trasfega de crude na Madeira

O Centro de Operações Marítimas da Marinha detetou nos últimos dias o movimento suspeito de um navio petroleiro, que se encontrava a pairar, dentro das águas sob jurisdição nacional.

O navio da Marinha NRP Cassiopeia dirigiu-se para o local, para efetuar a interseção com o navio-tanque com pavilhão da República da Síria, às primeiras horas de sábado, 20 de agosto.

De acordo com um comunicado remetido pelo Gabinete de comunicação da Marinha, o navio-tanque encontrava-se sem seguimento, perto do limite sul da Zona Económica Exclusiva (ZEE), “apresentando comportamento que indiciava preparativos para a prática de abastecimento e trasfega de crude, tendo o navio da Marinha aproximado e estabelecido comunicações com o mesmo”.

O petroleiro alegou que se encontrava com avaria nas máquinas principais e que necessitava de algumas horas para a sua reparação, informando que estava a aguardar instruções da companhia sobre o porto de destino.

O navio foi alertado que Portugal, ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, não autoriza a realização atividades de reabastecimento dentro da Zona Económica Exclusiva Nacional, por acarretarem um risco potencial para a ocorrência de poluição no mar.

O navio após algumas horas iniciou a navegação, encontrando-se atualmente a sair da ZEE de Portugal Continental.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *