Atualidade

Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento da agitação marítima

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento da agitação marítima a partir desta sexta-feira, situação que levou o IPMA a colocar dez distritos de Portugal Continental sob ‘aviso amarelo’, conforme o Diário do Distrito noticiou.

A previsão do estado do mar aponta para um agravamento excecional das condições de agitação marítima na costa oeste portuguesa a partir do início da tarde de amanhã, dia 11 de dezembro, e até ao final do dia de segunda-feira, dia 15 de dezembro.

​A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com altura significativa que poderá atingir os sete metros e altura máxima de 12 metros, com período médio a variar entre 13 e 18 segundos.

Assim, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional ​recomendam a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, e alertam que os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Para além disso, recomenda-se, sobretudo nas regiões costeiras Norte e Centro: reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos ou passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

É também desaconselhada vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *