País

Marinha coordenou três operações de salvamento em menos de 24 horas

A Marinha Portuguesa dá a conhecer, em comunicado, que coordenou três operações de salvamento em menos de 24 horas, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), este fim-de-semana.

Pelas 12h50 de sábado, 22 de junho, a embarcação à vela com o nome “Willing” enviou um pedido de ajuda, junto à praia de Odeceixe. O MRCC Lisboa, em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), e a Capitania do Porto de Sines, coordenou a operação de resgate de um homem de nacionalidade portuguesa que se encontrava com sintomas de enfarte do miocárdio, através da embarcação salva-vidas SR-36 da estação salva-vidas de Sines. O paciente, de 50 anos de idade, foi transportado para Vila Nova de Mil Fontes.

Mais tarde, pelas 16h20, o MRCC Lisboa recebeu um novo alerta com origem no navio mercante “MSC Vittoria”, a navegar a 180 milhas (cerca de 333 Km) a oeste do porto de Lisboa devido a um dos tripulantes, um homem de 26 anos, natural de Samoa, se encontrar a bordo com sintomas de apendicite.

Em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) e o Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), foi empenhado o helicóptero EH-101 e a aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa para efetuar o resgate.

Na madrugada de sábado para domingo, pelas 01h50, a lancha de fiscalização da Marinha “Cassiopeia”, em missão na Zona Marítima do Sul, foi empenhada para auxiliar a embarcação à vela “Behaim”. A bordo seguia um casal de franceses, de 50 anos de idade que pediu ajuda devido a problemas de propulsão, perto da costa algarvia. Uma equipa, constituída por elementos da guarnição da lancha da Marinha, foi a bordo do veleiro para prestar apoio técnico, tendo reparado a avaria com sucesso. A embarcação entrou o porto de Olhão pelos próprios meios e em segurança.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *