Atualidade

Marinha coordena duas ações de salvamento no mar

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou esta segunda-feira, 30 de janeiro, em colaboração com diversas entidades, duas ações de busca e salvamento das quais resultaram duas vidas salvas.

​​​​​​​​​A primeira ação foi o resgate de um homem, de 28 anos, de nacionalidade filipina, que se encontrava a bordo do navio de carga Berge Mawson, a navegar a cerca de 221 milhas, o equivalente a cerca de 409 quilómetros, a Oeste do Cabo de S. Vicente, e que sofreu um acidente do qual resultou um ferimento grave num dedo.​

Após avaliação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar, foi informado o Centro Coordenador de Busca e Salvamento (RCC Lisboa), da Força Aérea, para a necessidade de ativação do meio aéreo para efetuar o resgate.

Devido à distância da costa, foi necessário empenhar uma aeronave de asa fixa para efetuar o acompanhamento à aeronave de asa rotativa.

O EH-101 aterrou no Aeroporto de Figo Maduro pelas 13h33, tendo sido o paciente encaminhado para unidade hospitalar.

A segunda ação, coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, da Marinha, foi relativa a um homem, de 56 anos, de nacionalidade portuguesa que apresentava sintomas de enfarte do miocárdio.

A vítima encontrava-se a bordo do navio de pesca “Sobre as Ondas”, com pavilhão de Portugal, a navegar a 45 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 83 quilómetros, a Sudoeste de Peniche.

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar decidiu que era necessário realizar o resgate médico urgente, tendo o MRCC Lisboa, em coordenação com o Capitão do Porto de Peniche, empenhado a embarcação da Estação Salva-vidas de Peniche que transportou equipa médica a bordo.

À chegada à embarcação, o paciente foi estabilizado e de seguida resgatado, em segurança, para o Porto de Peniche, onde chegou pelas 22h35. No local encontrava-se uma ambulância, que completou o transporte para Unidade Hospitalar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *