CulturaDistrito de SetúbalDistritos

Marchas Populares de Setúbal homenageiam «Calafate»

A apresentação das Marchas Populares Setúbal 2019 teve lugar esta manhã na Casa da Cultura, com a presença do vereador Pedro Pina, Artur Jordão e Natália Abreu, autores da música e letra da Marcha de Setúbal e ainda o actor Fernando Luís, que será presidente do júri deste ano.

Nas suas intervenções, curtas e concisas, os convidados da mesa deixaram votos para que «tudo corra pelo melhor», com Fernando Luís a recordar as suas raízes setubalenses, “e a grande honra que é para mim e espero dar o meu melhor, até porque como presidente do júri não tenho voto, salvo em caso de empate, o que espero que não aconteça».

Para Natália Abreu, até agora apresentadora, “este é um ‘cargo’ diferente, mas que também me vai permitir gozar de forma diferente o espectáculo, porque vou poder bater palmas e até torcer por alguma, sem que me critiquem por estar a torcer por esta ou outra marcha” referiu com humor.

“Foi um orgulho concorrer e vencer, já são muitos prémios que temos recebido” referiu Artur Jordão. “Espero que gostem da composição e que a façam vossa, e também de que Setúbal possa brilhar nas marchas”.

Pedro Pina deu os parabéns aos vencedores da Marcha de Setúbal, e às colectividades e instituições “que se empenham a fazer estes dois espectáculos”, frisando que “as Marchas Populares são uma expressão maior do que é o associativismo no concelho, em que as pessoas se movem por um bem maior e comum, e conseguem assim congregar uma diversidade tão grande e com tantos participantes, dos marchantes aos carpinteiros e todos os que constroem estas marchas, reunindo paixão e até galhardias.”

Da parte da autarquia, é dado um apoio de 12.500 euros “a que se acresce também todo o trabalho logístico que este evento envolve” explicou o vereador.

Em relação ao presidente do júri, o vereador destacou “ser esta uma possibilidade única para trazer alguém da nossa terra, que conhece o cheiro da terra e do mar, que partiu mas mantém a cidade no coração e leva-a a cada palco que pisa. Espero que não seja esta a última experiência que tenhamos com o Fernando Luís.”

A Grande Marcha de Setúbal ‘Calafate, o Cantador da Cidade’ foi depois apresentada ao vivo por Joana Lança, um tema que invoca os 200 anos do nascimento de António Maria Eusébio, ‘Calafate’.

Este será o tema comum para as oito coletividades do concelho que participam nas Marchas Populares de Setúbal 2019, que começam com um desfile de apresentação, gratuito ao público, no dia 22 de Junho, às 21h30, na Avenida Luísa Todi.

Seguem-se outros dois desfiles, em formato de competição, nos dias 28 e 29, às 22h00, na Praça de Touros Carlos Relvas, com entradas pagas, e que serão avaliadas pelo júri composto por Ricardo Crista, área da cenografia, Diana Vieira, coreografia, Rita Melo, figurinos, Ester Correia, letra, e António Laertes, música.

Nas Marchas Populares participam oito marchas da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, União Desportiva Recreativa Praiense, Grupo Desportivo Independente, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Núcleo Bicross de Setúbal, União Desportiva e Recreativa das Pontes, Grupo Desportivo Setubalense Os 13 e Clube Recreativo Palhavã.

A titulo extra concurso, vão também desfilar as Marchas Infantis da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, Núcleo de Bicross de Setúbal e APPACDM de Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *