País

Marcha silenciosa homenageia vítimas da violência doméstica

Domingo, a partir das 15h00, uma marcha silenciosa vai partir do Marquês de Pombal, em Lisboa, pelas vítimas de violência doméstica, no que é uma iniciativa de cidadãos anónimos.

«Esta é uma tomada de posição pelos acontecimentos recentes e pelos números alarmantes» explicou Joana Marques, uma das responsáveis pela criação do evento, à Lusa.

Segundo Joana Marques trata-se de um exercício de cidadania mas também uma homenagem a todas as vítimas que já morreram e às vítimas que sofrem em silêncio e aos seus familiares.

Apenas em 2019, já foram assassinadas nove mulheres e uma bebé em contexto de violência doméstica. O número elevado de vítimas, em menos de dois meses, levou o Governo a reunir com urgência com a Procuradoria Geral da República (PGR) e com forças de segurança.

Esta quinta-feira numa reunião de trabalho sobre questões críticas associadas aos homicídios ocorridos este ano e à problemática da violência doméstica, o Governo decidiu criar gabinetes de apoio às vítimas de violência doméstica nos Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) e reforçar a articulação e cooperação entre forças de segurança, magistrados e organizações que trabalham na prevenção e combate.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *