Covid-19

Marcelo Rebelo de Sousa preocupado com situação nos lares

O Presidente da República manteve esta tarde uma reunião com entidades ligadas ao sector social para conhecer as respostas que estes têm para os mais idosos e que medidas de segurança estão a tomar.

“Tive a preocupação de conhecer a situação que se vive nos lares, daí esta reunião. O país precisa muito do sector social, como se viu de modo intenso durante  a crise económica e irá precisar muito mais agora durante esta crise de saúde, até porque os efeitos deste serão mais longos.”

O Presidente lembrou ainda que “a importância destas instituições coloca-se no facto de que cobrem todas as gerações, das creches aos idosos. E são estes o grupo menos protegido nesta pandemia e que mais precisam dessas respostas.

Por isso pedi para falar com os responsáveis para garantir que essa resposta será possível para o futuro, e tenho de acreditar quanto ao que me disseram que estão a fazer para garantir que se reduz até ao limite o risco para essas pessoas.”

Marcelo Rebelo de Sousa renovou ainda o apelo “para que quem tenha mais de 70 anos, mantendo os seus passeios higiénicos, não levem muito longe a tentação dos contactos devido ao grau de risco. Os jogos de cartas, damas e outros estão agora interrompidos, embora compreenda que se sintam solitários e que queiram voltar às suas rotinas, mas peço-vos paciência.”

O Presidente da República garantiu ainda que “nesta guerra haverá sempre verdade, e comprometo-me a estar na primeira linha de divulgar essa verdade” admitindo que “o cansaço pode prejudicar também todo o processo, que se pode durar mais tempo do que pensamos, além da repetição constante deste assunto, o que pode também levantar muitas dúvidas a todos e com isso aumentar o cansaço e o desalento”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *