AlmadaPaís

Marcelo Rebelo de Sousa entregou espadas a alunos da Escola Naval

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve esta tarde na Escola Naval do Alfeite com o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, para a cerimónia de Juramento de Bandeira e Entrega de Espadas, este ano ao curso de Mestrado Integrado ‘Jorge Álvares’.

A cerimónia contou ainda com a presença de várias entidades, entre elas o ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita e a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Sem dirigir declarações aos jornalistas presentes, após a pose com os cadetes, Marcelo Rebelo de Sousa deixou algumas palavras de incentivo “porque este foi um dia muito importante para vós, mas também para as vossas famílias, a quem peço que entreguem os meus agradecimentos. Não podiam chegar onde chegaram e nem fazer o que fizeram sem o seu apoio”, deixando depois votos de sucessos aos novos oficiais.

Além da espada, os aspirantes do curso ‘José Alvares’ da Escola Naval receberam um exemplar de «Os Lusíadas», que foi também entregue a cinco alunos bolseiros de países africanos de língua portuguesa, três de Angola, um de Cabo Verde e um de Moçambique.

Antes da cerimónia as entidades convidadas visitaram o Museu Escolar, acompanhados pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado, e pelo comandante da Escola Naval, o Contra-Almirante Mário José Simões Marques.

No seu discurso dirigido aos alunos, o Comandante do Corpo de Alunos e Capitão-de-Fragata, Pereira de Castro, salientou a importância “do momento nas vossas vidas, após cinco anos do curso, e que vos vincula à vida militar, servindo para o vosso dia a dia a partir de amanhã, na forma como vão lidar com os vossos subordinados.

A espada é um símbolo do poder e autoridade e deve ser utilizado com justiça e ponderação. A vossa carreira será construída diariamente conforme o vosso desempenho como oficiais.”

Sobre a entrega de «Os Lusíadas», o Comandante do Corpo de Alunos relembrou “todos aqueles que levaram a língua portuguesa pelo mundo e que vos devem servir de exemplo”.

Agradeceu também às entidades presentes e ao Presidente da República, mas deixando também um “agradecimento às vossas famílias, que vos apoiaram até aqui e vão continuar a ser o nosso farol e porto de abrigo após as missões, por quem daríamos as nossas vidas”.

 

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *