Atualidade

Marcelo Rebelo de Sousa ainda não se pronuncia sobre Avante!

O Presidente da República disse hoje que irá aguardar por uma avaliação da Direção Geral de Saúde sobre a Festa do Avante! para se pronunciar sobre o evento, e desejou que as decisões desta entidade sejam ‘compreensíveis’ para os portugueses e respeitem a igualdade de tratamento.

«A DGS [Direção-Geral da Saúde] vai ter que fazer uma avaliação, uma avaliação que seja compreensível pela maioria dos portugueses e respeite o princípio da igualdade de tratamento sobre as condições sanitárias que devem rodear os vários eventos, esse é um deles, de forma a que os portugueses percebam» declarou o Presidente da República após uma visita a três hotéis de Lisboa.

Quando questionado sobre a realização da Festa do Avante! frisou que «a definição de regras tem dois objetivos: o primeiro é garantir que não há problemas de saúde pública, o segundo objetivo é os portugueses olharem para aquilo como um exemplo de boa conduta das autoridades sanitárias».

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a compreensão dos portugueses em relação às regras do evento é essencial «porque sabem que estão perante uma epidemia que está para durar e não podem descolar das autoridades em geral em termos de credibilidade».

O Presidente da República acrescentou ainda que tem «fugido» a pronunciar-se sobre a Festa do Avante! «porque acho que ainda não é o tempo mas há de chegar o tempo em que as autoridades sanitárias hão de dizer o que faz sentido», e considerou que «a definição de regras é uma questão técnico-científica e não política.

As autoridades têm que fazer aquilo que cientificamente e tecnicamente é aconselhável tendo sempre presente a credibilidade que têm que ter dos portugueses na semanas seguintes, nos meses seguintes porque a realidade continua não para naquele dia, não para antes, nem para depois» dando depois exemplos como as feiras do Livro de Lisboa e Porto, que irão beneficiar por o que for decidido agora pela DGS.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *