CulturaSetúbal

Manuel Maria Barbosa du Bocage em exposição na Biblioteca Municipal de Setúbal  

- publicidade -

A Biblioteca Pública Municipal de Setúbal apresenta, até final de setembro, duas exposições de homenagem à vida e obra de Bocage, no âmbito do ciclo ‘Autor do Mês’.

Além de uma mostra bibliográfica com obras escritas pelo poeta sadino, o tributo a Bocage, no mês em que se assinalam 256 anos do seu nascimento, inclui a reposição de ‘O Sábio é Cidadão do Mundo Inteiro – A Viagem em Balão do Capitão Lunardi – Outros Cientistas e Inventores’.

A exposição, que esteve patente na biblioteca em 2016, no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, é composta por uma dezena de ilustrações elaboradas por alunos da Escola Secundária du Bocage sobre o poeta e nove cientistas contemporâneos.

As ilustrações dos cientistas são acompanhadas de texto, com uma pequena biografia de cada um e as principais descobertas que os notabilizaram, também da autoria dos estudantes.

Os alunos conceberam também uma ilustração de Bocage, complementada com a descrição comparativa de um facto científico e histórico que o inspirou, a viagem em balão de Vincenzo Lunardi em 1794 com partida do Terreiro do Paço, em Lisboa, um acontecimento para a época, que levou Bocage a escrever um poema de elogio ao militar e inventor italiano e à ciência, o qual pode ser lido num dos painéis em exposição.

 

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo