AtualidadeDistrito de LeiriaPaísSociedade

Manjerico, o boi mais mediático de Portugal está doente, suspeita-se de envenenamento

Mário Baltazar, dono do Manjerico, boi acarinhado por todo o país e que vive na Lourinhã, distrito de Leiria, revelou através do Facebook que o seu animal estava doente e recebeu milhares de mensagens de pessoas a desejar rápidas melhoras ao Manjerico.

O homem de 74 anos que utiliza o boi como meio de transporte, demonstrou-se muito abalado pelo estado de saúde atual do animal. “Tenho uma notícia triste para dar. O Manjerico está muito doente”, expressando-se na sua página de Facebook.

Na fotografia partilhada por Mário Baltazar, vê-se o animal, que pesa cerca de 1.170 quilos, deitado e com uma expressão de desconforto no olhar, algo anormal no dia-a-dia de Manjerico. “O veterinário, que já é uma pessoa experiente, diz que nunca viu nada assim e que isto está muito complicado”, revelou à PiT.

O animal adotado em 2015 por Mário Baltazar perdeu o apetite e mal se consegue levantar, estando mais confortável deitado. Pensou-se que o problema poderia estar ligado às suas articulações, mas o seu dono descartou logo essa possibilidade, indicando que esse problema advinha do facto de Manjerico estar sempre deitado, não exercitando o corpo. “Mas não, porque o problema das articulações devia-se a estar deitado o dia todo. E ele estava com sangue nas fezes e com falta de apetite” explicou Mário Baltazar.

Mas para o dono do Manjerico existe outra teoria, a de que o animal possa ter sido envenenado, alegando que “toda a gente conhece o boi” e que já teve más experiências com os animais. “Já me roubaram um boi”, revela.

O animal acarinhado por transportar a mochila de oxigénio do dono, derivado a uma fibrose pulmonar que afeta diariamente a vida de Mário, agora não apresenta sequer condições para isso.  “Ando muito triste. Além de estar pior, tudo isto me causa muita dor. A janela do meu quarto está virada para a casa do Manjerico e estou sempre a ver se ele se levanta”, desabafou Mário.

Entretanto, já foi partilhada uma fotografia pela página “Os Amigos do Manjerico“, na qual se vê o animal de pé e “um pouco melhor mas anda com muita dificuldade”.

Imagem retirada da página “Os Amigos do Manjerico”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *