DestaqueMobilidade

Manifestações contra aumento do preço dos combustíveis marcadas para sábado

Está marcada para este sábado, 13 de novembro, a manifestação ‘Contra o preço dos combustíveis’ em nove cidades do país, a partir das 15h00 promovida por vários movimento de cidadãos.

A manifestação irá ter lugar em Aveiro – Praça Marquês de Pombal; Caldas da Rainha – Largo da Rainha; Coimbra – Casa do Sal; Funchal – Assembleia Legislativa; Guimarães/Braga – Cooperativa Agrícola de Guimarães; Leiria – Estádio; Lisboa – Av Liberdade (Alexandre Herculano); Porto- Aliados e Viseu – Rotunda Cibernética.

Os organizadores solicitam «uma audiência com o Senhor Presidente da República, tendo em vista a criação de condições político-legais que garantam uma descida drástica do preço dos combustíveis, conforme tem sido reivindicado» e sublinham que «60% do valor que pagamos por cada litro continua a dever-se à absurda carga fiscal portuguesa».

Os movimentos esperam ainda que da parte dos partidos políticos «se apresentem a eleições um compromisso sério e inequívoco nesta descida drástica do preço dos combustíveis.

Esta situação é insuportável e insustentável para um país que está entre os países da União Europeia com o salário médio mais baixo. É mesmo necessário ‘acabar com esta palhaçada’.»

À semelhança das manifestações anteriores, o protesto foi convocado através das redes sociais e tem mesmo um vídeo com a explicação dos locais e das reivindicações.

O ministro da Economia, Álvaro Siza Vieira, rejeitou, no dia 11 de outubro, a possibilidade de baixar impostos nos combustíveis fósseis para atenuar a subida de preços, argumentando que a estabilidade fiscal dá previsibilidade aos agentes económicos para a inevitável transição para energias mais sustentáveis.

O Governo apresentou uma medida com o AutoVoucher que entrou em vigor esta quarta-feira, mas tal medida não convence os condutores.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *