AtualidadeDistrito de Lisboa

‘Manifestação pela Liberdade’ da Amnistia Internacional frente à Embaixada da Rússia em Lisboa

A Amnistia Internacional Portugal vai organizar no dia 28 de Abril, quinta-feira, às 18h30, a manifestação ‘Liberdade na Rússia para quem defende a Paz’ frente à Embaixada da Federação da Rússia em Lisboa.

«Desde o início da invasão militar russa à Ucrânia, milhares de pessoas têm ocupado as ruas em várias cidades e participado em manifestações pacíficas de oposição a esta invasão» refere a Amnistia Internacional.

«No entanto, na Rússia, activistas, manifestantes e jornalistas têm sido alvo de violência, perseguição e acusações judiciais (que podem culminar em 15 anos de prisão).

Vamos replicar as manifestações pacíficas na Rússia e, usando as suas mensagens, vamos garantir que todas as pessoas que estão a ser impedidas de exercer os seus direitos de forma segura, são ouvidas.

Garanta que o governo russo, através das Embaixadas, sabe que, em todo o mundo, milhares de pessoas apelam ao fim da invasão militar e o fim da repressão aos manifestantes.»

Está também disponível online uma petição contra as violações de direitos humanos documentadas pela Amnistia Internacional pela Federação Russa, quer perante as atrocidades cometidas durante os dois meses de invasão da Rússia à Ucrânia, «uma clara violação da Carta das Nações Unidas e um ato de agressão que equivale a um crime de guerra ao abrigo do Direito Internacional».

A petição alerta também para a «repressão sem precedentes sobre o jornalismo independente, manifestações antiguerra e vozes dissidentes, violando os direitos à liberdade de expressão, de imprensa, ao direito à reunião pacífica e associação e privando, quase por completo, o acesso da população russa a informação objetiva, imparcial e fidedigna».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *