Parceiros
País

Mais de 70 mil pessoas já identificaram propriedades no BUPi

A plataforma pretende potenciar o conhecimento do território.

- publicidade -

 Mais de 70 mil cidadãos já identificaram as suas propriedades rústicas no Balcão Único do Prédio (BUPi), a plataforma que potencia o conhecimento do território.

Ao identificarem os terrenos no BUPi e procederem ao registo da propriedade, estas pessoas garantem os seus direitos e contribuem para assegurar uma base de conhecimento alargado sobre o território, indispensável ao desenvolvimento de políticas públicas de valorização territorial.

Com a ação destes cerca de 70 mil cidadãos e do trabalho dos mais de 700 técnicos habilitados dos municípios, já foi possível identificar no BUPi mais de 400 mil matrizes rústicas. O número de sobreposições detetado é reduzido (1,5%), estando em curso os desenvolvimentos necessários a corrigir e evitar esses conflitos.

Num território em que cerca de 91% da propriedade é privada, é fundamental a participação dos proprietários privados no processo, de forma a aumentar o número de Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG) submetidos no BUPi.

Atualmente, o BUPi já integra 137 municípios, tendo como objetivo alcançar os 153 concelhos do continente sem cadastro geométrico rústico, permitindo assim que os proprietários com terrenos nestes municípios possam identificar as suas propriedades. Já quanto à componente de registo, o BUPi é de âmbito nacional, permitindo o registo gratuito das propriedades em todo o país, independentemente do tipo de cadastro existente no concelho da área de localização do prédio.


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário