País

Mais de 35% dos jovens que compareceram no Dia da Defesa em 2022 mostraram interesse em ingressar nas Forças Armadas

De acordo com a Agência Lusa, estas conclusões constam de um estudo denominado “Os jovens e as Forças Armadas” realizado pela Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) e apresenta dados referentes à 18.ª edição do Dia da Defesa Nacional que aconteceu entre janeiro e dezembro de 2022 e na qual participaram 137.870 jovens, dos quais resultaram cerca de 135 mil inquéritos.

No que toca ao “interesse em ingressar nas Forças Armadas” o estudo adianta que a percentagem de jovens que no ano passado manifestaram interesse em ingressar no Regime de Voluntariado e de Contrato foi de 37%, os que não manifestaram interesse 46% e os que “não sabiam” 17,5%.

“Importa notar que daqui não se poderá inferir ou afirmar que todos os jovens que denotaram este interesse se vão apresentar como candidatos ao ingresso nas FA. Esta seria uma leitura abusiva dos dados. Trata-se, sim, de um indicador que, associado às representações positivas que detêm sobre as FA, demonstra que a base de trabalho, em matéria de relação com os jovens portugueses, é bastante positiva, não se registando sinais que apontem para nenhum fenómeno de rejeição da Instituição Militar”, é ressalvado.

Ainda de acordo com a Agência Lusa, no mesmo estudo realizado sobre a edição de 2021, na qual participaram cerca de 74 mil jovens e foram entregues 70 mil inquéritos – foi analisada “a manifestação de intenção dos jovens em ingressar nas FA”. Nesse ano, 40% manifestou essa predisposição, número ligeiramente mais elevado quando comparado ao de 2022.

No estudo hoje divulgado, cerca de 35% das jovens do sexo feminino denotaram interesse em ingressar nas FA, e 38% jovens do sexo masculino.

É feita uma comparação desde 2010 a 2022, verificando-se que nos anos extremos “a percentagem de mulheres interessadas em ingressar nas FA aumentou cerca de seis pontos percentuais” no entanto, “é relevante notar que, desde 2018, as mulheres têm evidenciado um interesse decrescente em ingressar, tendência acompanhada pelos homens até 2020 e que, apesar de invertida neste segmento em 2021, voltou a manifestar-se em 2022”, confirmando uma tendência decrescente.

O estudo de 2022 revela também que “a percentagem de jovens interessados em ingressar vai diminuindo à medida que a escolaridade aumenta” e que o ramo de preferência dentro dos jovens que afirmaram poder vir a ingressar num futuro próximo é o Exército (47%) seguido da Força Aérea (24,7%) e da Marinha (19,7%).

Em 2021 o número de participantes aumentou significativamente em relação a 2022 (passou de cerca de 74 mil para 137 mil) mas é ressalvado no texto que uma vez que este dia foi suspenso entre janeiro e abril de 2021 por causa do contexto da pandemia da covid-19, a edição de 2022 “contou com a presença de um número significativo de jovens cujo cumprimento do seu dever militar foi adiado em 2021”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *