País

Mais de 25 mil docentes substituídos este ano lectivo e 7 mil alunos ainda sem aulas

O ministro da Educação, João Costa, admitiu hoje que as escolas tiveram de substituir cerca de 25 mil professores ao longo deste ano letivo devido ao absentismo, durante o seminário ‘Faltam Professores! E Agora?’, que está a decorrer na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Lisboa.

«Existe uma dificuldade em substituir professores em absentismo e este é um problema que se faz sentir agora nas escolas», afirmou João Costa citado pela Lusa.

O ministro sublinhou que os níveis de absentismo entre os professores «são semelhantes aos níveis sentidos na restante função pública. Se um professor fica doente um aluno fica sem aulas. Enquanto, numa repartição, o trabalho acumula para outro dia. Os problemas são diferentes e fazem-se sentir de forma diferente.»

Jorge Costa frisou também que «nas últimas semanas cerca de 11.800 alunos passaram a ter todas as aulas, mas ainda há cerca de 7 mil que continuam com professores em falta», salientando o impacto das novas medidas que permitiram o regresso de docentes impedidos de concorrer e a adaptação de horários em horários completos.

O Ministério da Educação pretende atuar sobre esta matéria, mas quer primeiro perceber quais são os padrões, tendo em conta que «o absentismo tem variações ao longo do ano letivo», com períodos mais agudos e outros mais calmos.

Segundo um estudo realizado pela diretora da base de dados estatísticos Pordata e ex-diretora da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), Luísa Loura, dentro de três anos a falta de professores poderá atingir cerca de 250 mil alunos, se nada for feito.

A falta de professores prende-se também com o envelhecimento dos profissionais (a maioria tem pelo menos 50 anos), o aumento das aposentações e a pouca procura por cursos que permitiam aos mais novos ingressar na carreira de professor.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *