AtualidadeDestaqueMadeira

Madeira sob aviso vermelho até domingo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso vermelho, devido a chuva e trovoada, a costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira, até às 12:00 de domingo, mantendo o norte em laranja.

A previsão do IPMA aponta para aguaceiros fortes e queda granizo, acompanhados de trovoada, situação que se mantém desde a madrugada de hoje e já motivou o realojamento de duas famílias, num total de sete pessoas, no concelho do Funchal.

De acordo com a Câmara Municipal do Funchal, foram registadas 13 ocorrências até às 18:00, que acionaram as duas corporações de bombeiros do município – os Sapadores e os Voluntários Madeirenses -, nomeadamente ao nível da limpeza e sinalização de vias devido à queda de pedras e inundações.

“Duas famílias, no total de sete pessoas, foram realojadas devido à falta de condições de habitabilidade de duas casas inundadas”, refere a autarquia em comunicado.

A rotura de uma conduta motivou também o encerramento de uma estrada no Funchal e o corte no fornecimento de água potável numa área da freguesia de São Gonçalo, uma das dez que compõem o concelho.

Por outro lado, o mau tempo provocou cortes de energia elétrica em diversos pontos da cidade.

Duas estradas nas zonas montanhosas foram encerradas por precaução, pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, devido à queda de neve.

No Funchal, ocorreu queda de granizo em áreas residenciais perto do centro.

As más condições atmosféricas afetaram também a operação no Aeroporto Internacional da Madeira, tendo dois voos oriundos do Porto divergido para o Porto Santo.

Inicialmente, o IPMA colocou o arquipélago sob avisos laranja (Madeira) e amarelo (Porto Santo) para chuva e trovoada, mas atualizou-os para vermelho na costa sul e nas regiões montanhosas da ilha da Madeira, entre as 19:23 de hoje e as 12:00 de domingo.

O Serviço Regional de Proteção Civil alertou, por seu lado, a população para “evitar ao máximo” a circulação na via pública, recomendado que esteja atenta à formação de lençóis de água e à ocorrência de inundações.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *