Desporto

Luís Gouveia tricampeão nacional veterano de 3000 M obstáculos M50

Nos dias 6 e 7 de Julho realizou-se o Campeonato Nacional de Veteranos Ar-livre, na Pista Municipal de Lousada.

À partida para este evento as expectativas eram altas e as perspectivas boas. Tudo se compunha então para uma jornada de sucesso para a “Natureza ensina” (ANE) nesta que era a sua 3ª participação num campeonato nacional.de veteranos de Atletismo. As marcas e classificações foram notáveis, resultado de uma preparação e treino orientado para que os atletas estivessem neste fim de semana no seu máximo.

O grande destaque vai para Luís Gouveia. O veterano M50 da nossa equipa voltou a espalhar classe nas pistas de Portugal e venceu com categoria a final de 3000 M Obsct M50. O crono não é relevante, dado o domínio claro que o Luís exerceu. Depois do tri já se fala do quarto título o que nos parece perfeitamente ao alcance de um dos nossos chefes de fila.

Mario Boucinha e Carlos Cristão estiveram em grande destaque e subiram ao lugar menos alto do pódio, nas provas de 1500 M dos seus escalões, M45 e M60 respectivamente. Se o Mario é já um habitual nos pódios nacionais, Cristão estreou-se da melhor maneira. Boucinha competiu também nos 800 M M45 tendo concluído em 5ª lugar a sua participação.

Antonio Mouro e Antónia Jordão estrearam-se também a grande altura num campeonato deste nível. Ambos foram 4ªs classificado nas suas finais, Mouro nos 800 M em M40 e a Antónia Jordão em 5000 M em F40, tendo a Antónia Jordão alcançado um novo RP. A Antónia foi também 5ª classificada nos 1500 M F40.

Carlos Arieiro e Helder Carminé (M40) também estiveram em bom nível no escalão mais competitivo destes campeonatos, os M/F 40. Competiram em 1500 M e 5000 M, tendo concluído as provas respectivamente com um 5º e 9º nos 1500 – e novo RP – tendo Carminé alcançado um 9º lugar nos 5000 M. José Fachadas, também estreante nestas andanças esteve muito bem. Muito confiante, realizou provas relevantes com um 10º lugar nos 1500 M e um 6º Lugar nos 5000 M M45.

Finalmente o velocista Carlos Costa, conseguiu dois 6º lugares em 100 e 200 M M45 e Ana Paula Guedes, a campeã nacional de pista de 10000 e medalhada em 1500 nos nacionais, foi 5º classificada nos 1500 F45, não tendo – por problemas físicos felizmente já ultrapassados – terminado a sua prova de 5000 M F45 onde, acreditamos, fácilmente faria pódio. Por equipas a Associação “A Natureza ensina” foi 24º em masculinos e 41º em femininos, tendo o clube de Corroios sido aquele com mais atletas inscritos da Associação de Atletismo de Setúbal.

David Rosa, responsável desportivo da ANE afirmou “Os nossos atletas conseguiram estar em muito bom plano com maior destaque para o Luis Gouveia que conseguiu assim o 3º titulo seguido e para os terceiros lugares do Mario Boucinha e do Carlos Cristao nos 1500 metros. Os restantes 8 atletas estiveram muito bem, alguns à beira do pódio mas todos eles nos deixaram orgulhosos pelo empenho altamente competitivo. Saímos daqui com o espírito de grupo ainda mais fortalecido. Estes eventos também servem para isso. […] Para o ano queremos ainda mais atletas a competir com os melhores. Houve alguns atletas que esperavam fazer melhor mas a este nivel, a competição é fortíssima e por isso não desanimem que mais oportunidades terão. Certo é que a ANE fez história e deixou marca.”

Mario Boucinha atleta de eleição e Presidente da ANE teve palavras elogiosas para os que estiveram em Lousada a apoiar os atletas de Corroios “Em relação ao 12ºjogador fomos campeões em toda a linha. Na minha opinião fomos a melhor claque do campeonato e isso enche-me de orgulho. Apoiámos os nossos e os outros atletas. A onda verde marcou presença no tartan e na bancada. Ninguém saiu da pista da Lousada sem ficar a saber que a Natureza existe e está de boa saúde!. Para o ano voltaremos, seja em que geografia nacional seja”.

Parabéns a ANAV pela organização do campeonato de veteranos de maior dimensão até hoje realizado em Portugal.

Rodrigo Silva
Direcção – Associação ‘A Natureza ensina’


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *