Distrito de Setúbal

Luís Aleluia é padrinho do «Chapéu do descarregador de Peixe» de Setúbal

O actor Luís Aleluia revelou que aceitou o convite do município de Setúbal para apadrinhar a candidatura do ‘Chapéu do descarregador de peixe’ a uma das Sete Maravilhas da Cultura Popular’.

«Único no Mundo, este chapéu de descarregador de peixe, nasce da criatividade e engenho pela necessidade de criar um artefacto que facilitasse o transporte do peixe do porto até à lota sem que o carregador se molhasse.

Feitos de forma artesanal à base de base cru embebido em óleo de fígado de bacalhau, seco ao Sol, criando uma tela rija que era depois moldada em forma de chapéu com abas largas. Depois de pronto era pintado conforme as inclinações clubísticas de cada um, sendo que predominava a cor verde relacionada com o Vitória Futebol Clube.

Uma particularidade era que, durante o transporte, todo o peixe que caísse na aba ficava para o descarregador que usava para a sua alimentação, distribuía ou vendia em pequenas ‘tecas’.

É, pois, um privilégio apadrinhar esta iniciativa. Cuidar do património coletivo é prestar homenagem a quem faz a nossa História.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *