Distrito de Lisboa

Livro sobre jovens do concelho apresentado em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra apresentou o livro “Jovens do Concelho de Sintra-Condições de Vida, Atitudes e Práticas”, esta quarta-feira, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

O livro aborda o testemunho de jovens residentes no concelho, e é resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Num exercício de partilha, o livro dá voz aos jovens sintrenses, que revelaram os seus principais anseios e problemas, com o objetivo de se compreender como pensam, vivem e agem.

A sessão de apresentação, contou com a presença do vice-presidente da autarquia de Sintra, Bruno Parreira, da reitora do ISCTE IUL, Maria de Lurdes Rodrigues e de três jovens entrevistados para este estudo, que deram o seu testemunho.

Para o vice-presidente da autarquia de Sintra, Bruno Parreira, “este estudo é um importante objeto de debate, para todos os que se interessem pela construção do futuro de Sintra”, acrescentando que “a autarquia debaterá sempre, todas as questões políticas com relevância para os jovens. As suas principais preocupações, devem ser ouvidas e tratadas com seriedade, pois os jovens são o futuro “.

Os jovens participantes, identificaram quatro grandes preocupações que estão relacionadas com a intolerância, o ambiente, as desigualdades e as consequências da crise pandémica da Covid-19.

O estudo é um instrumento que permite saber, quem são os jovens de Sintra, o que pensam acerca do seu concelho e o que propõem para o tornar mais atrativo no futuro.

Este livro resulta de um processo científico, em que participaram 36 jovens dos 11 aos 30 anos e uma equipa de investigadores. Os resultados apresentados no livro, numa lógica de “história de vida”, têm por base um conjunto de áreas temáticas que exploram a perspetiva dos jovens relativamente às suas relações com a escola e percurso educativo, às relações com o meio onde vivem, comunidade e vizinhança. São igualmente destacadas as expectativas profissionais, a identificação dos problemas, necessidades e políticas para o concelho de Sintra.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *