CulturaDistrito de Setúbal

Livro e exposição de Cândido Ferreira apresentado em Setúbal

O livro ‘Nos Bastidores das Medicina’, de Cândido Ferreira, é apresentado este sábado à tarde, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, em Setúbal, sessão na qual é revelada uma nova coleção de arqueologia e arte para o município.

‘Nos Bastidores da Medicina – Reflexões Autobiográficas que Nunca Pensei Escrever’ dá título à obra do médico nefrologista e escritor Cândido Ferreira, apresentada neste encontro cultural, com início às 16h00, por Fernando António Baptista Pereira

O mais recente livro de Cândido Ferreira é uma autobiografia que aborda casos reais da atividade médica e cívica do autor, integrando, ainda, alguns artigos de opinião e intervenções públicas em que se desdobrou.

Nesta sessão é ainda apresentada a Coleção de Arqueologia e Arte – Coleção Cândido Ferreira, um valioso conjunto de pelas que é doado pelo médico e escritor ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

Objetos de uso utilitário, adereços de adorno, de joalheira, de culto e de religião fazem parte desta coleção de peças provenientes de território nacional e que abrangem os períodos da Pré-História, Antiguidade Clássica e Medieval/Moderno.

Da coleção, a ser exposta numa das salas do Convento de Jesus, destaca-se um conjunto de peças de ourivesaria, com datações entre os 1000 a.C. e o século II d.C., cerâmicas do período grego e romano e várias peças ibéricas.

Cândido Ferreira, médico nefrologista nascido em 1949, em Febres, Cantanhede, dedicou mais de quatro décadas à medicina, um percurso profissional repartido entre o sistema nacional de saúde e a iniciativa privada.

Ao longo da vida reuniu, estudou e preservou um conjunto assinalável de peças de arqueologia e de arte, que agora partilha em vários núcleos museológicos, como este que vai ser criado em Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *