AtualidadeMundo

‘Listen’ rejeitado pela Academia de Cinema de Hollywood aos Óscares

O filme ‘Listen’, da realizadora Ana Rocha de Sousa e com a atriz Lúcia Moniz, foi rejeitado pela Academia de Cinema de Hollywood aos Óscares, devido ao facto de ser maioritariamente falado em língua inglesa.

Um dos critérios de elegibilidade que obriga a que pelo menos 50% do filme candidato seja falado em língua não-inglesa, o que não acontece na película.

A Academia Portuguesa de Cinema vai agora ter de abrir nova votação para escolher um filme candidato de Portugal ao Óscar de melhor filme estrangeiro entre ‘Mosquito’, ‘Patrick’ e ‘Vitalina Varela’.

O International Feature Film Executive Comittee, responsável pela aceitação dos filmes candidatos a melhor filme de língua estrangeira, «considerou a candidatura não elegível e solicita o envio de um novo candidato com a máxima urgência possível», informa esta sexta-feira a Academia Portuguesa de Cinema.

«Apesar das particularidades da narrativa do filme justificarem o recurso a diálogos em língua inglesa, o fator de exclusão prende-se com um dos critérios de elegibilidade que obriga a que pelo menos 50% do filme candidato seja falado em língua não-inglesa», refere a APC em comunicado.

Segundo o Presidente da Academia, Paulo Trancoso, «ainda na fase de consideração de todos os filmes nacionais potencialmente elegíveis contactámos a AMPAS no sentido de obter esclarecimentos que fundamentassem a decisão de excluir ou incluir o filme de Ana Rocha de Sousa da lista de candidatos em consideração.

Em resposta à APC, a AMPAS comunicou que apenas poderiam deliberar sobre a elegibilidade de um filme após o encerramento do prazo regular de submissões, existindo sempre a possibilidade de submeter um novo candidato caso o primeiro fosse rejeitado.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *