Crime

Lista de pedófilos com número recorde de 6493 predadores em Portugal

O ex-apresentador de televisão Carlos Cruz, os sacerdotes Luís Mendes, do Fundão, e António Santos, da Golegã, e o pintor de construção civil dos Açores conhecido como ‘Farfalha’ fazem parte da chamada ‘lista de pedófilos’ em Portugal, que regista os condenados por abuso sexual de crianças e que atingiu, a 31 de Dezembro de 2022, o número recorde de 6493 nomes. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Correio da Manhã (CM).

Segundo o Registo de Condenados por Crimes Sexuais contra Crianças, que foi criado em 2015 com fins de investigação criminal, todos os anos acrescem, em média, 350 nomes. A lista é restrita e desde a sua criação já foram feitos 3160 pedidos de acesso à base de dados. “Em 2022, 41 desses pedidos coincidiram com pessoas da lista”, relata o CM.

Os criminosos desta lista estão obrigados a comunicar a morada às autoridades todos os anos e a informar previamente sobre ausências do domicílio superiores a cinco dias. O registo mantém-se durante 10 anos se a condenação variar entre um e cinco anos de prisão. Nas penas mais pesadas, a vigilância mantém-se durante 15 anos – em sentenças entre cinco e 10 anos de cadeia – e durante 20 anos – quando a pena é superior a 10 anos, lê-se na notícia.

A base de dados pode ser consultada por forças de segurança, magistrados, serviços prisionais e comissões de protecção das crianças. “Alguns pais podem saber se existem condenações por crimes sexuais na sua área de residência, mas não podem aceder a mais nada”, informa o CM.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *