Distrito de Lisboa

Lisboa | Presidente da Junta de Alcântara terá lesado Santa Casa da Misericórdia em mais de um milhão de euros

O presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, Davide Amado, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de participação económica em negócio e abuso de poder, num esquema que poderá ter lesado a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em mais de um milhão de euros, avança esta segunda-feira a TVI/CNN Portugal.

Em causa está a gestão de várias empresas criadas à medida para forjar contratos por ajustes directos que ultrapassaram os 2 milhões de euros, entre 2012 e 2014. Segundo o MP, foram mais de uma dezena de empresas criadas para dar a falsa aparência de concorrência e imparcialidade, “sem respeitarem as regras e encarecendo o valor de cada um dos produtos e serviços”.

No processo, o MP acusou ainda mais oito arguidos, incluindo Helena Lopes da Costa, antiga vereadora do PSD na Câmara de Lisboa, dois empresários amigos, um contabilista e uma assessora da ex-vereadora que, na altura, era namorada de Davide Amado.

Foram então feitos 266 ajustes directos, num valor superior a 2 milhões de euros, sendo que os contratos nunca ultrapassaram o valor máximo permitido – a acusação refere ainda que os arguidos sejam condenados pelos crimes, mas que também paguem ao Estado 1,6 milhões de euros, obtidos através de adjudicações ilícitas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *