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Lisboa | Limite máximo reduzido e estacionamentos obrigatórios para trotinetes

A partir de agora as trotinetes na capital irão ter pontos de estacionamento próprios e obrigatórios e um limite máximo de velocidade de 20 quilómetros por hora

Estas decisões e entre outras foram tomadas na cerimónia de assinatura do acordo de colaboração entre a Autarquia de Lisboa e os operadores de mobilidade suave, no fim desta manhã. Contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Com este primeiro passo, que envolveu contributos e empenho das empresas de trotinetes e bicicletas partilhadas que operam na cidade, a CML pretende dar um contributo decisivo para a diminuição de situações abusivas associadas à utilização destes veículos, promovendo a utilização responsável e adequada do espaço público e a segurança dos peões.

Nesta mesma reunião ainda foi estabelecido um número maximo de trotinetes em circulação, sendo que só será permitido 1500 por empresa e 1750 no verão.

O lider da autarquia lisboeta decidiu salientou que “lembro-me perfeitamente nos meus primeiros meses como presidente da câmara de ver a situação que se vivia na cidade, uma situação que era das primeiras coisas que as pessoas se queixavam, trotinetas caídas no chão, no meio da estrada, que não deixavam as pessoas passar, a situação era realmente caótica”.

No que toca a estacionamentos, estes veículos já não poderão ser estacionados em locais aleatórios, havendo agora “hotspots” funcionais e obrigatórios onde estes veículos poderão ser parados. Caso tal não aconteça, a viagem ao qual o usuário iniciou não será concluída até encontrar o tal lugar indicado para estacionar.

“Fica proibido o estacionamento de trotinetas nos passeios, em edifícios históricos, nas zonas próximas das entradas nos monumentos, nos acessos ao metro, em lugares de estacionamento, entre outros” informou Carlos Moedas.


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