País

Limitador de velocidade obrigatório

“Assistente Inteligente de Velocidade” o conhecido limitador de velocidade será obrigatório em novos automóveis.

Embora controverso a União Europeia obriga a adoção deste sistema de segurança em todos os novos os modelos introduzidos a partir de 6 de julho de 2022. Contudo, a partir de 7 de julho de 2024 todos os automóveis comercializados devem independentemente do ano de lançamento ter esta tecnologia incorporada.

A base do sistema funciona através dos dados de GPS e do uso de uma câmara frontal capaz de reconhecer sinais de trânsito, sendo assim possível que o veículo alerte o condutor que circula em excesso de velocidade.

Desde que conhecemos o “Assistente Inteligente de Velocidade” este recebe muitos melhoramentos de forma a contornar as críticas que motivou.

Atualmente, o «Assistente Inteligente de Velocidade» vai poder ser desligado pelo condutor (mas será sempre ativado cada vez que ligamos o carro), como pode assumir quatro formas distintas de alerta a este, os quais as marcas poderão escolher conforme considerarem mais adequado: aviso acústico; aviso através de vibração; feedback tátil através do pedal do acelerador; função de controlo de velocidade.

O objetivo é que após dois anos da entrada em vigor desta legislação, seja possível avaliar e compreender a eficácia deste e outros sistemas adotados fazendo assim os devidos melhoramentos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *