Atualidade

Líder espiritual de André Ventura afastado da Igreja por denúncia de abuso sexual de crianças

Mário Rui Pedras, padre de São Nicolau e Santa Maria Madalena e orientador espiritual de André Ventura, é um dos quatro padres recentemente afastados pela diocese de Lisboa na sequência das investigações da comissão independente aos abusos sexuais na Igreja.

O nome do prelado consta da lista de alegados abusadores que a Comissão Independente entregou na Diocese de Lisboa, mas o padre nega as acusações. Em carta dirigida aos fiéis, diz-se alvo de “calúnia” e de uma “abjecta e monstruosa difamação”, referindo que a situação nasce de “uma denúncia anónima”, em que “alguém refere ter sido vítima de abusos por mim perpetrados, os quais teriam ocorrido na década de 90, quando frequentava o 8º ano, num colégio da periferia de Lisboa”.

“Ao longo da minha vida sacerdotal não pratiquei o que quer que fosse de censurável, seja pelo prisma da lei canónica, pelo prisma da lei civil ou da ética comportamental”, garante o padre, que jura ter ficado “chocado” com a acusação.

Tratando-se de uma denúncia anónima, acrescenta: “Não dá a conhecer a identidade de quem a haja feito; não refere o nome da inventada vítima (quem denunciou anonimamente poderia indicar um qualquer nome); não se indica o local onde os falsos abusos teriam sido perpetrados; não fornece qualquer pista para levar a cabo uma investigação, referindo, por exemplo, o nome de potenciais testemunhas que tivessem algum conhecimento sobre o tema. Nada. Uma denúncia anónima, falsa, caluniosa, sem qualquer elemento útil ou prestável para investigação”.

Mário Rui Pedras, sacerdote há 41 anos, igualmente alvo de polémica por rezar as missas em latim – algo que o Papa e outros religiosos condenam nos corredores do Vaticano -, afirma que irá “fazer tudo o que estiver ao alcance para desmascarar quem o difamou”, recorrendo inclusivamente à Justiça. Pode ler a carta na íntegra aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *