Destaque
Em Destaque

Liberdade de Informação: Jornais online Diário do Distrito e Notícias Viriato formam parceria

Nasce a partir de amanhã uma nova parceria entre dois jornais que defendem o verdadeiro nome do jornalismo, um jornalismo isento e sem qualquer pressão por parte de entidades ou organismos.

No dia Mundial da Liberdade de Informação, 16 de Março de 2021, o jornal da região de Setúbal [de âmbito nacional] , Diário do Distrito, e o jornal online Notícias Viriato, celebram uma parceria em nome do “direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações”, como consignado no Artigo 37º da Constituição da República Portuguesa.

A parceria consiste numa colaboração entre as equipas dos dois jornais, desde divulgação recíproca de notícias e reportagens, até à participação em programas de debate e entrevista, passando necessariamente pela partilha mútua de meios, informações e técnicas, com o propósito de estimular o pluralismo, fomentar o debate livre de ideias, e expandir a oferta jornalística de qualidade para os nossos leitores.

O jornal Diário do Distrito, fundado em 2011, e dirigido por Donatilia Braço Forte, Miguel Garcia e Isabel de Almeida, foi o jornal generalista que mais cresceu em Janeiro de 2021, ocupando o 16º lugar a nível nacional dos órgãos de comunicação social mais lidos em Portugal, de acordo com o barómetro da Marktest. Focado na região de Setúbal, mas também de toda a actualidade nacional e internacional, o Diário do Distrito tornou-se um jornal online de referência de âmbito nacional através do seu trabalho em questões como a sociedade e a atualidade do distrito onde está inserido mas também a nível nacional, com reportagens de topo como, a entrevista a Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting ou até a nossa última entrevista a Oceana Cerqueira, uma paciente com fibrose quística, são algumas das reportagens e entrevista que temos feito ao longo destes anos que nos marcam para todo o sempre.

O jornal online Notícias Viriato, o único em Portugal exclusivamente financiado pelos donativos dos leitores, criado em 2019 pelo actual Director, António Abreu, é um projecto de informação alternativo, de âmbito nacional, dedicado a produzir entrevistas, reportagens, notícias e opinião, de forma a contra-balançar o enviesamento do panorama jornalístico Português. Entre as inúmeras reportagens do Notícias Viriato, destacam-se, pelo seu impacto e repercussões, o caso do pai de Famalicão e os alunos chumbados pelo Sec. De Estado da Educação,  a cobertura das comemorações do 25 de Abril de 2020 na Assembleia da República, filmagem do funeral do Tenente-Coronel Marcelino da Mata, entre muitas outras.

O jornalismo íntegro e independente é essencial para a manutenção dos nossos Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais, como dispostos na Constituição, por isso cabe a si, caro leitor, de ler, apoiar, e ajudar no crescimento de meios de comunicação social livres e inconformados como o Diário de Distrito e o Notícias Viriato.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *